terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Chegando finalmente ao ''como''- uma melhor delineação de nossa proposta...

Os textos anteriores despertaram sua curiosidade. Neles, levantamos várias questões. Agora, tentaremos respondê-las- mesmo que isto seja feito aos poucos.
Uma pergunta pertinente, a partir da leitura dos outros posts, seria: ''como?''
Todos nós, segundo o ponto de vista exposto anteriormente, somos dotados de um ''poder de escolha''.
As coisas não ''nos acontecem''. Somos capazes  de, pelo emprego consciente do nosso pensamento, ''fazê-las acontecer''.
Por que?
Nossos sentidos constituem nossos principais ''instrumentos''. Somos dotados de dois olhos, e eles se movem o tempo inteiro. O que eles ''buscam''? Coisas que os ''atraiam'', ''agradem''.
''Ah, então a premissa não é a de que somos ''forçados'' a olhar para nada- inclusive programas de TV- e sim a de que ''escolhemos''( entre aspas porque, às vezes, aquilo que desejamos acaba ''escolhendo-nos'' de modo inconsciente- como quando olhamos para algo, ou alguém, que consideramos extremamente belo/a)o que ver o tempo inteiro.
Somos- todo ser humano é- movidos pelos nossos Interesses...
O tempo inteiro, mesmo de modo subconsciente, julgamos se determinada coisa é ''útil'' ou não. Descartamos outras, que não se enquadram nos nossos Interesses...
Este é o ''método''? Esta é a sua ''proposta''? - você se perguntará neste momento.
Mas isto não é ''óbvio''?
Respondo as suas perguntas com uma outra: ''isto não é o que você deveria estar fazendo, se não desse tanta importância aos OUTROS- ao seu mundo exterior?
Embora sejamos movidos EXCLUSIVAMENTE pelos nossos Interesses, somos forçados a ''camuflar'' isto quando entramos em contato com outras pessoas. Ás vezes, são elas que afirmam estar ''exclusivamente preocupadas'' com o nosso bem-estar( e podem ser o nosso patrão, políticos, nossos pais, amigos, etc.). Outras vezes, somos nós que afirmamos isto- mesmo sabendo, no íntimo, que isto nada quer dizer...
O primeiro passo que proponho, a partir de agora, é esquecer tudo isto. OLHE PARA SI. Seja o que for que estiver acontecendo em sua vida neste exato momento, OLHE PRIMEIRO PARA SI MESMO/A. Acostume-se a fazer isto, o tempo todo...
Nos próximos textos, explicaremos as consequências deste ''simples'' passo...
Alcnol.