domingo, 25 de setembro de 2011

Na bagagem, algumas aquisições: livros peruanos, com certeza...

Pela ordem:
1- ''Abril Vermelho''( traduzido e publicado por uma editora brasileira, e adquirido em uma livraria paulistana)- romance de Santiago Roncagliolo. Uma investigação policial e, como pano de fundo, o combate entre o Sendero Luminoso e as tropas do Governo Alberto Fujimori. Um bom retrato daquela época.
2- ''História do Peru contemporâneo''- formação do Estado peruano, e história daquele país até os dias de hoje. Estou acabando de ler este livro...
3- ''A Guerra entre Peru e Chile''.
Parece incrível, mas o pacífico Chile dos dias de hoje já invadiu e ocupou o vizinho Peru- inclusive a capital Lima- após a vitória em um conflito que, de quebra, marcou a perda do diminuto litoral boliviano...
Quando isto ocorreu? No distante ano de 1881.
Embora distante, as questões que geraram este conflito ainda não foram resolvidas: a Bolívia reivindica em foros internacionais a devolução de seu litoral, e ainda há uma certa ''rusga'' entre os vizinhos Chile e Peru.
4- Não dá para entender o Peru de final do século XX e início do século XXI sem entender como uma guerrilha bárbara e sanguinária como a do Sendero Luminoso conseguiu adquirir tanta influência.
Mais incrível porque os peruanos se assemelham aos brasileiros em simpatia e hospitalidade...
Porém, ambos os países abrigam em si questões não resolvidas- e um amplo componente de barbárie se abriga não muito distante da superfície...
O ítem 6 traz mais um livro sobre os anos Fujimori e a guerrilha do Sendero Luminoso que, pasmem, chegou a explodir bombas até mesmo na região de Miraflores, em Lima( ! ).
Nos ítens 5 e 7, dois romancistas peruanos: Jaime Bayly- colunista de um jornal local- e Ivan Thays, cuja novela mais recente( a da foto)alcançou grande repercussão após o seu lançamento, e podia ser encontrada com destaque nas principais livrarias.
Alcnol.
PS: Uma livraria em especial em Lima? A ''El Virrey'', em Miraflores. São dois andares de livros, e livros exclusivamente. Nada destes ''truques'', tão comuns em livrarias brasileiras, de ocupar o espaço com DVD's, CD's, TV's de Plasma, etc...

Ah, não esqueçamos: há uma versão da revista ''Caras'' no Peru...

A manchete foi para a irmã da Princesa Kate Middleton: sua bela irmã Pippa...

Manhcetes de jornais e revistas peruanas no final de junho de 2011- continuação

A revista ''Correo Semanal''- pertencente ao jornal diário ''Correo''- conseguiu juntar dois temas polêmicos em uma mesma manchete: o indulto ao Ex-Presidente Alberto Fujimori- preso e com supostos problemas de saúde- e a construção, por iniciativa do Presidente Alan Garcia, da estátua do ''Cristo do Pacífico''( qualquer semelhança com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro não é mera ''coincidência''...).
Certamente deve ter ''escandalizado'' os mais religiosos que a cara do Cristo seja a do ditador Fujimori...

Manchete de revista peruana, e o polêmico tema do indulto ao Ex-Presidente Alberto Fujimori...

Indultar ou não o Ex-Presidente Alberto Fujimori, preso e com problemas de saúde?
Eis um tema desconfortável tanto para o Presidente Alan Garcia- ainda no Poder naquele final de junho/2011 em Lima- quanto para o Presidente eleito Ollanta Humala...
PS: A revista ''Careta'' é o periódico semanal de maior circulação no Peru, similar à revista brasileira ''Veja''...

Junho de 2011: manchetes dos jornais peruanos

O periódico publicou entrevista com dirigente do BID( Banco Interamericano de Desenvolvimento), que defendeu enfaticamente que ''o crescimento econômico deve combinar-se com as políticas sociais''.
Como se pode constatar, o ''modelo brasileiro'' conta com muitos adeptos mundo afora...
Algumas perguntas não respondidas: 
- até que ponto estes programas sociais- como o Bolsa Família- são responsáveis pelo crescimento econômico de um país?
- qual seria o limite destes programas quando o Governo, ao mesmo tempo, não investe em infra-estrutura( boas estradas, portos, aeroportos)?
- os programas sociais, por si só, seriam capazes de ''segurar'' uma economia com índices de crescimento em declínio?
- se, como defendem muitos, ''a criminalidade seria o reflexo da injustiça social'', por que os índices de criminalidade em nosso país NÃO CAÍRAM mesmo com o amplo investimento nos tais ''programas sociais''?
PS: Que fique claro que são questões para debate e, até hoje, não se tem respostas claras para as mesmas...

Manchetes dos jornais peruanos, em junho de 2011- continuação...

A um mês de deixar o poder, o índice de aprovação do agora ex-Presidente Alan Garcia subiu para 36%.
PS: Seria reflexo da onda de inauguração de obras no final do mandato?

Lembranças do Peru: manchetes de jornal( 1 )

Tradução: novo investimento em hotéis/hotelaria será de mais de cem milhões de dólares.