segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ùltimo dia em Montevidèu- Uruguai...

È muito fàcil familiarizar-se com a capital do Uruguai. Em cerca de dois dias, ou menos, jà sabia como chegar aos principais lugares.
Montevidèu, decididamente, me conquistou. Pudesse ficar duas semanas, ou mais, e o faria- tranquilamente...
Hoje atè peguei um ônibus, para vir ao centro, logo apòs o almoço. A passagem custa meros 17 pesos uruguaios- menos de R$1,70...Para minha surpresa, os veiculos náo contam com catracas. Os passageiros passam um cartao, ou pagam direto ao cobrador. Descem pela frente, ou pela parte de tràs- como queiram. E ninguèm, absolutamente ninguèm, tenta andar sem pagar- coisa de paìs civilizado...
Materialmente, estamos melhores que todos os demais paìses da Amèrica Latina- â exceçáo, talvez, do Chile. Porèm, embora o Uruguai náo seja uma naçáo rica- è possìvel encontrar vàrios veìculos muito antigos circulando pelas ruas- as pessoas sáo muito distintas, hospitaleiras, educadas. Isto tambèm contribui, e como, para que sejamos conquistados logo de cara...
O Uruguai certamente jà viveu dias melhores. O fausto de certas regióes de Montevidèu è prova disto. Mas, mesmo com todo o declìnio econömico que viveu, seus habitantes sabem viver com dignidade. Poder caminhar livremente por uma cidade que ainda náo sabe o que sáo grades, guaritas e vigias de prèdios( aqueles ostensivos que se vê na porta dos edifìcios na capital paulista), isto è qualidade de vida.
Do outro lado do Rio da Prata as coisas náo estáo táo boas. Os noticiàrios da TV uruguaia hoje deram grande destaque aos crimes que ocorrem no bairro de Palermo Soho- um dos mais badalados de Buenos Aires. Saidinhas bancàrias, sequestros relâmpagos, assaltos aos estabelecimentos e aos turistas- vàrios deles nossos compatriotas- estáo na ordem do dia.
 Comparado com isto, que tanto lembra os noticiarios brasileiros, o Uruguai è uma Ilha de Civilidade.
E è esta Ilha que estou, com pesar, prestes a deixar...
Hoje atè pensei em fazer um passeio pela regiáo do Prado. Mas, assim que cheguei â Avenida 18 de Julio- coraçao da cidade de Montevidèu- senti uma vontade imensa de ficar por aqui atè o fim da tarde, pegar um cineminha, sentar em um cafè e deixar o tempo passar.
A correria dos turistas, daqueles que- depois de escolher uma lista de lugares a visitar que lhes tolhe praticamente toda a liberdade de escolha- saem freneticamente a visitar todos os chamados pontos imperdìveis, me è estranha. Isto porque, sabe-se là bem o porque( um pouco de explicaçao talvez esteja nesta sèrie de posts sobre a capital uruguaia), sinto que esta cidade merece bem mais do que uma breve visita.
Montevidèu me conquistou.
Por sua modernidade e, tambèm, por lugares como Punta Carretas onde- â procura de um lugar para jantar- passei por ruas semi-escuras, que mais lembravam uma cidade do interior.
Por Pocitos, com sua òtima combinaçáo de edifìcios e ruas charmosas, com lojinhas no tèrreo- como se estivèssemos nos Jardins(SP), no Batel(PR), no Leblon(RJ)ou na Savassi(MG).
Pelas ramblas( praias), onde em pleno domingo de manhá era possìvel encontrar gente circulando coberta dos pès â cabeça( bom, como nem tudo è perfeito, è melhor contemplar os corpinhos desnudos là do Rio de Janeiro...).
Em meu ùltimo passeio matutino, hoje, atè senti calor quando- depois de caminhar por quase duas horas- o sol apareceu. Marcava apenas 10 graus- a màxima hoje è de cerca de 15 graus- mas eu, jà acostumado ao friozinho da manha e dos finais de tarde, achei quente...
Por tudo isto, deixo Montevidèu com uma dor no coraçao.
Mesmo antes de conhece-la, jà sentia que iria gostar- mesmo sem saber por que. Hoje tenho mil motivos para explicar esta paixao por esta cidade
Na ùltima Copa, o mundo redescobriu o futebol uruguaio. Hoje acabo de descobrir o paìs que, embora pequeno e desconhecido de boa parte do planeta, náo deixa de- preservando suas particularidades- manter profundos laços com os demais paìses, inclusive o nosso.
Do Uruguai para o mundo, diz um cartaz no moderno Aeroporto de Carrasco( recèm-reformado, deixa os nossos com cara de sucata...). Do mundo para o Uruguai, foi minha trajetòria desta vez. E gostei. E pretendo manter estes laços bem estreitos.
O Uruguai, Montevidèu em especial, me encanta...
Alcnol.
PS: Hora de comprar uns postais e correr para a beira da praia- para ver o ùltimo pôr-do-sol aqui...Desta viagem, claro...