sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mais ''city tour'' em Brasília, e a Ponte JK- o mais novo símbolo da cidade...








Apesar de toda a controvérsia durante a sua construção- que teria supostamente custado bem mais do que o planejado- a Ponte JK acabou transformando-se em mais um ''cartão postal'' da cidade de Brasília. Não dá para negar a sua beleza e originalidade. Felizmente o ônibus passa por ela duas vezes- para ir, e para voltar...Quem não apreciar a ponte pode deleitar-se com a vista do Lago Paranoá...

Este ''city tour'' de Brasília tem cara de ''programa oficial''- mostrando todos estes Palácios e Monumentos...

















Não dá para negar: enquanto as outras cidades que possuem um serviço de ''city tour'' tratam de mostrar as suas belezas naturais- Parques, Rios- ou atrações turísticas como Mercados Municipais, etc., o ''city tour'' de Brasília- recém-criado- tem cara de ''programa oficial''. Nem por isto se pense que a cidade possui apenas as atrações citadas. De memória, posso citar o ''Pontão do Lago Sul'', o Parque da Cidade, a Igrejinha da 108 Sul, como alguns dos lugares que devem ser visitados também por turistas menos afoitos...Mas ainda não completamos o roteiro do ''city tour''- que sai a cada uma hora e meia da Torre de TV. Na ordem: 1- o ''destroçado''- por conta das reformas-  Palácio do Planalto, sede da Presidência da República; 2- visão panorâmica da Praça dos 3 Poderes; 3- STF( Supremo Tribunal Federal), a sede do Poder Judiciário; 4- Congresso Nacional, a casa do Poder Legislativo; 5/6/7- o Palácio do Itamaraty, um dos mais belos de toda a Esplanada dos Ministérios; 8- a Esplanada vista em perspectiva, de dentro do ônibus.

Mais ''city tour'' em Brasília-DF...









Como que para referendar este meu olhar um pouco mais equilibrado sobre o lugar que deixei há cerca de 3 anos, fui ''presenteado'' com uma tarde repleta de nuvens- e, estranhamente, menos quente do que de costume...Provavelmente pela época, de muitas chuvas- já distantes os longos e sofridos 4/5 meses de seca absoluta entre os meses de maio e setembro, que caracterizam o clima local...Fotos: 1- Tribunal de Justiça do Distrito Federal; 2- a polêmica construção da nova Câmara Distrital, a um valor calculado em cerca de 100 milhões de reais; 3- Hotel Nacional; 4- Conjunto Nacional( Shopping Center); 5- ( agora saindo completamente da ''ordem'' em função de uma publicação apressada das fotos)Catedral de Brasília; 6- Museu da República( Esplanada dos Ministérios); 7- Biblioteca Nacional e 8- Rodoviária( deveria ter vindo logo após o Conjunto Nacional...).

Brasília's ''city tour''...










Brasília talvez seja a última cidade do planeta onde normalmente eu pensaria em fazer um ''city tour''. Isto porque, nascido na Capital da República, tenho- como todo bom habitante ou ex-habitante do Distrito Federal- a pretensão de conhecê-la...No entanto, alguns meses atrás, diverti-me com a notícia da criação de uma ''Linha Turismo'' em Brasília. Nos mesmos moldes das de Curitiba- PR e Porto Alegre- RS. Como estava-se justamente em mais um escândalo político- não este dos ''Panetones''- jornalistas batizaram-na de ''Linha da Crise''...Uma rápida pesquisa prévia na Internet, e descobri que a tal linha saía da Torre de TV- bem perto do hotel onde estava hospedado. Não dava para resistir...Acabei, após 3 anos de residência em São Paulo, me divertindo um pouco com a coisa toda. Nada como viver em um outro lugar para tornar a nossa breve passagem por uma cidade conhecida mais agradável. Vi a ''minha'' cidade natal com ''olhos de turista'', procurando dar mais ênfase aos- poucos mas presentes- aspectos mais positivos. Claro que, quando viajo para outras cidades Brasil afora, trato de ''driblar'' eventuais perguntas sobre a minha origem( motoristas de táxi adoram conversas deste gênero...). Ou eles perguntam se eu torço para o Brasiliense( única equipe da qual eles se lembram), ou dão irônicas risadinhas ao ouvirem a referência a esta ''terra da corrupção''. Enquanto não passarmos este país a limpo, não dá mesmo para reclamar...Imagens: 1 e 3- ônibus do ''city tour''; 4- Estádio de futebol Mané Garrincha; 5- Ginásio de Esportes Nílson Nélson; 6- Centro de Convenções; 7- vista das árvores do Eixo Monumental; 8- Palácio do Buriti( sede do Governo do DF, e local de manifestações pelo ''impeachment'' do Governador- duramente reprimidas pela Polícia...).