sábado, 30 de maio de 2009

''Tesouros de São Paulo'': Rua Mourato Coelho e arredores...

Outro dia, após almoçar mais uma vez na Rua Joaquim Antunes- Jardim Paulistano- enveredei pelo bairro de Pinheiros, descendo a Rua Artur Azevedo. E qual não foi a minha surpresa ao deparar, na esquina com a Rua Mourato Coelho, com estes incríveis edifícios antigos- todos naquele padrão que costumo mostrar aqui no blog( 2 a 3 andares), mas com um diferencial: belíssimas sacadas que dão para a rua...Quem disse que ''antigo'' não combina com qualidade e beleza??? Esta foi uma bela lição para mim: por mais que pensemos ''conhecer'' a cidade, esta sempre nos proporciona novas surpresas- nos momentos e lugares mais inesperados...E melhor: como fui constatando, aqueles ''poucos'' predinhos não eram tão ''poucos'' assim. Á medida em que ia registrando-os, na Mourato Coelho e nas ruas vizinhas, reparei que eles se estendiam por, ao menos, uns dois ou três quarteirões...Como dizia aquele comercial de automóvel: ''é preciso rever nossos conceitos''. Pinheiros abriga, agora, além de casas e altos edifícios, charmosos prédios de 3 andares, resquícios de uma gostosa época da cidade de São Paulo...Alcnol.

Viagem a Santos- V

Continuamos na Rua XV de Novembro, mostrando agora a ''Bolsa do Café''- centro tradicional de comercialização deste que é um dos principais produtos do nosso país. A região abriga vários cafés e restaurantes, entre os quais este ''Café Retrô'' da foto 3. Um nome bem apropriado, aliás...Na foto 1 o chão de pedra- como nas cidades do interior- e o trilho do bonde, que passa por aquela área. Na foto de número 9 um prédio de chamativa fachada amarela destoa um pouco do padrão clássico da Rua XV...Nas fotos 7 e 8 toda a beleza do edifício da ''Bolsa do Café''- ponto imperdível da cidade de Santos...Alcnol.

Viagem a Santos- IV

Vamos entrar agora em um dos trechos mais interessantes de nosso passeio em Santos. De fato, não dá para dizer que ''visitamos'' a cidade sem passar por este charmoso trecho da Rua XV de Novembro- região da ''Bolsa do Café''. É esta área que mostraremos melhor a partir deste post...Para a nossa alegria, a Rua XV foi mantida tal como originalmente, sem reformas que a descaracterizassem- algo comum em um país sem memória...O piso é de pedra, e o cartaz da última foto informa que o bondinho elétrico de Santos- que percorre toda esta região do centro da cidade- está completando 100 anos. Infelizmente, desta vez, temporariamente desativado para a implementação de pequenas reformas na área. Mas não se preocupe que, em breve, mostraremos o bondinho em toda a sua extensão- assim que estiver de novo na ativa...Isto é até um bom motivo para um retorno a Santos...Alcnol. PS: Destaque também para as luminárias antigas...

Viagem a Santos- III e continuação da série ''lugares que remetem ao Rio de Janeiro''...

Praça Mauá, Santos. Do outro lado da rua, um café de proporções significativas e nome sugestivo: ''Café Carioca''. Mais tarde, no decorrer do nosso passeio- na região de um canal- uma outra referência à ''Cidade Maravilhosa'': Drogaria ''Ipanema''. De comum as duas cidades tem pelo menos uma coisa: ambas são costeiras, situadas em frente ao Oceano Atlântico...

Restaurante natural no Paraíso- ''Prema''

Outro dia conheci um pequeno restaurante natural situado na Rua Maria Figueiredo, 189- Paraíso. Fica próximo à Estação Brigadeiro do metrô. Trata-se do ''Prema'', que também é entreposto de produtos naturais e abriga um estúdio de Yoga. Possui dois andares, com um agradável espaço com mesinhas na calçada. Todos os dias há novidades, e os preços são bastante acessíveis. No dia em que visitei a casa o carro chefe era uma torta de alho poró, acompanhada de risoto, salada e sopa de entrada...Alcnol.