sábado, 11 de outubro de 2008

Boa estréia cinematográfica: ''Fatal''( ''Elegy'', em inglês)

Não podemos mais reclamar da falta de estréias neste período pré- Mostra Internacional de Cinema. A mais recente é este bom ''Fatal'', com Ben Kingsley e Penélope Cruz. Só pela atuação competente deste duo, já valeria o ingresso...Além disto, este competente ''filme para adultos''- o que quer dizer que destoa de boa parte do que é vendido como ''cinema'' hoje em dia- é baseado em uma estória do escritor norte-americano Philip Roth, o livro ''O animal agonizante''. Embora mostre o dia-a-dia de um intelectual novaiorquino e professor, que costuma sair com suas atraentes alunas mais jovens, o filme na verdade é um relato sobre a velhice e a morte. Esta cerca o protagonista através das pessoas de seu círculo mais íntimo. Não é uma obra ''fácil'', e faz pensar- já avisamos...Amor obsessivo, medo de envelhecer, medo de morrer, eis alguns dos temas. Todos estes aspectos da fragilidade do ser humano são ainda mais enfatizados quando os confrontamos com a chamada ''realidade'' destes tempos de crise econômica...Alcnol. Imagens do conjunto comercial Center 3, na Avenida Paulista, onde assisti o filme nesta tarde de sábado...

Mais uma ''viagem gastronômica'': almoço no Restaurante Azaith...

O cenário, já conhecido de outras idas, mais lembra o Oriente Médio. Pergunto-me, intimamente, se não estou no Marrocos ou no Líbano...Bela decoração, ambiente aconchegante, paredes de pedra, experimentação livre de azeites na lojinha, muito charme e sofisticação. A novidade no cardápio é a macia carne de javali, com molho de frutas vermelhas- dando um toque agridoce- e purê de batatas. De sobremesa, imbatível a mistura de diversas espécies de chocolate- doces, sorvete, calda de chocolate e frutas secas... O Azaith passa com louvor naquele meu critério de ''nos melhores lugares é possível escolher qualquer prato sem erro''...Saí caminhando pela íngreme rua Peixoto Gomide até a Paulista, onde assisti um filme no Center 3( tema de um dos próximos posts...). O tempo apresentou mais uma daquelas súbitas ''viradas paulistanas'', após um dia e meio de sol e calor. Alcnol.

Agitação no Conjunto Nacional- começou a venda de ingressos para a Mostra de Cinema...

Foi o primeiro dia de venda dos ingressos, e começou ás 10 da manhã. Este ano a confecção dos crachás está ainda mais eficiente, levando poucos minutos. E, claro, quando se trata da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, as filas são inevitáveis...A se repetir o que aconteceu ano passado, os passaportes permanentes deverão estar esgotados em breve...A Mostra terá início na próxima sexta-feira, 16 de outubro...Fotos da fila, do ''lounge'' com os cartazes de alguns dos filmes, e das mesinhas espalhadas em frente a uma das 3 Livrarias Cultura da área- uma tradição de longo tempo da casa...

Textos ou fotos?

As estatísticas do blog mostram que, ao contrário do que se poderia temer após a introdução de fotografias, continuo postando mais do que nunca...Claro que, agora, com mais ''flexibilidade'': certos assuntos podem ser bem retratados por fotos, e outros não. De vez em quando ''bate uma inspiração'' de escrever um daqueles ''tijolaços'' de várias páginas que vocês conhecem...O fato é que o blog funciona como algo mais do que um simples ''diário'', sua função tradicional. Ele é um espaço de reflexão sobre fatos do cotidiano, políticos, existenciais, culturais. Também é um relato sobre o que está acontecendo conosco, sobre nossas atividades. E também, principalmente, um blog sobre o fervilhante lugar em que vivemos, a cidade de São Paulo. Tudo isto está entrelaçado a tal ponto que se torna árdua a tarefa de distingüir entre uma coisa e outra. Quem ou o que está sendo retratado aqui? Ou não seria melhor falarmos do ''quando'', do momento especial em que vivemos? As ''receitas'' tradicionais de ''como fazer um blog'' dizem para evitarmos textos longos, missão quase impossível para alguém tradicionalmente prolixo...Sem contar que, caso queiramos evitar abordagens simplistas do tipo ''gosto'', ''não gosto'', qualquer assunto- para ser mais aprofundado- comporta quase que invariavelmente diversos ângulos. Me diverte começar a falar de alguma coisa, e reparar ''de repente'' que isto está ligado a um outro fato completamente diferente...Esta é a maior diversão do ''blogueiro''...Enquanto isto, seguimos tratando do que está ''dentro'' e do que está ''fora''. Sem separações artificiais. Entrelaçados indissoluvelmente. Afinal, não existe um ''lá fora'' que possa ser retratado de modo puramente ''objetivo''- não aqui, pelo menos...Pois, afinal, quem é que escolhe o que é relevante no que está ''lá fora''? Somos atraídos- todos nós, das mais diversas formas- no final de contas pelo que retrata algo que reside bem no fundo da gente, e que ''catamos'' da tumultuosa existência como uma criança recolhe inocentemente pequenas conchas em frente ao mar. O que é esta criança? Muitos sonhos, castelos na areia, e conchinhas apanhadas aqui e ali. O que é um blog? Um caos gigantesco mas, no fundo, o processo é o mesmo de apanhar as conchas na praia...Alcnol.

Conjunto Nacional, na Paulista...

Já falamos aqui, inúmeras vezes, do Conjunto Nacional. Inclusive porque este sedia a maior loja do Brasil da Livraria Cultura( que, aliás, tem outras 2 lojas especializadas ali mesmo, bem perto...). Neste post vamos mostrar imagens da escada que conduz à parte superior do prédio, bem como da vista superior para a Paulista- que conseguimos após uma pequena resistência de um dos guardas( o problema é que a área não é aberta e, após insistemente pedirmos autorização para um dos guardas de uma das empresas sediadas no local, que acabou dizendo que eu deveria ''falar com um dos guardas do Conjunto Nacional'', decidimos, ao melhor ''estilo brasileiro'', passar por uma das laterais e tirar as fotos ''no peito e na raça''...Valeu...O resultado está aqui, para a sua apreciação...Alcnol. PS: O pequeno shopping não é tão bonito quanto parece...Mas tem restaurante( Viena), livrarias Cultura e dois cinemas( ''Bombril'', a sala maior, espaçosa, com 300 lugares...).

Jantar de sexta na Rua Avanhandava...

Como se não houvesse ocorrido ''nada'' na sexta-feira- inclusive as inúmeras fotos tiradas na região da Avenida Nove de Julho e no Conjunto Nacional da Paulista( uma delas, do alto, inclusive já ilustra este blog...)- partimos imediatamente para o que está mais próximo na memória: jantar na Rua Avanhandava, no restaurante Walter Mancini. Parece que o acolhedor lugar, que já conhecíamos de inúmeros almoços nas tardes de sábado ou domingo, foi ''feito para a noite'': casa cheia, inclusive com espera no balcão estilo americano, e música ao vivo com clássicos da Bossa Nova que, claro, remetem-nos ao Rio de Janeiro(...), e uma iluminação clássica que nos dá a impressão de que estamos na São Paulo dos ''velhos e áureos tempos''...O restaurante é uma verdadeira ''máquina do tempo''...Ou melhor, uma de suas mais fortes características é o fato de que, nele, perdemos as noções de tempo e espaço para embarcar no sonho idealizado por Mancini...Como não estava com muita fome, escolhi uma sopa de cebola gratinada( muito boa). Fotos de uma pizzaria da mesma rua Avanhandava( ou melhor, ''boulevard'' Avanhandava...), da concorridíssima Cantina ''Famiglia Mancini''- logo em frente- e do interior do restaurante( tiramos muitas outras, mas a iluminação noturna não favorece muito o fotografar...), sem esquecer uma das belas fontes que ornamentam a rua Avanhandava reformada... Com todas aquelas luzes iluminando a pequena e acolhedora rua, parecia até que estávamos em alguma festa junina...Não esqueceremos, qualquer dia destes, de registrar a rua também durante o dia...Alcnol.

''Boulangerie do Le Vin'', ou porque é praticamente impossível resistir a tantos docinhos...

Já falei sobre o simpático ''Le Vin'' no post anterior. Atravessando a Alameda Tietê, logo em frente, a casa abriu recentemente uma pequena padaria, ou melhor, ''boulangerie''. Com atrativos pães e docinhos franceses de fabricação própria, que não ficam a dever em nada aos cafés e docerias como a ''Patisserie Douce France'' da Alameda Jaú, já retratada neste blog( é aquela do teto de vidro...). A intenção era dispensar a sobremesa no restaurante- o que consegui- e apenas fotografar o pequeno lugar. Não deu. ''Bateu uma vontade'' enorme de comer um dos pequenos docinhos, de caramelo. Ao melhor estilo francês, ele leva pouco açúcar e é bem substancioso...Guardar-lo-ei na memória por um bom tempo, ou até o próximo retorno ao restaurante- o que não deve demorar...Alcnol.

Almoço no ''Le Vin'' da Alameda Tietê...

Que o ''Le Vin'', restaurante francês, é um lugar especial- isto não é novidade. Já tinha ouvido falar, por terceiros, muitas vezes do simpático bistrô. Há cerca de uma semana, apenas dois dias após o post sobre o ''Ici Bistrô'' de Higienópolis, eu mesmo já havia conhecido o lugar e almoçado- em uma verdadeira ''dieta francesa''( funciona: perdi 1 quilo e meio aquela semana...). Ontem voltei, para almoçar mais uma vez e ''documentar'' devidamente...A vantagem do ''Le Vin'' é que este também conta com um belo ambiente superior e aberto, com vista para a Alameda Tietê. E este ambiente, ao contrário do equivalente do ''Ici Bistrô'', abre também durante a semana...Ponto para o ''Le Vin''...Nesta sexta-feira ainda um pouco fria mas ensolarada, a área superior externa foi uma das primeiras a encher...Mas deu para garantir uma das mesas imediatamente próximas á rua( vide fotos). Uma amiga paulistana tem um critério para definir se um restaurante é muito bom ou não: ''quando podemos visitá-lo inclusive pela primeira ou segunda vez e pedir um prato qualquer- e este for acima da média''...Por este critério, estão aprovados com louvor os dois bistrôs franceses mencionados...Nos dois ''não há como errar'': tanto na primeira vez quanto ontem os pratos estavam sensacionais, mesmo com as ''variações'' que fizemos na escolha...O ''Le Vin'' acaba de inaugurar, também, uma pequena ''boulangerie'' , com pães e doces de fabricação própria( ver fotos no próximo post...), situada em frente ao restaurante. Mesmo após dispensar a sobremesa no mesmo, foi impossível resistir a um dos inúmeros docinhos do balcão que fotografei na ocasião- lá na pequena padaria...O mais interessante deste charmoso, calmo e cativante ambiente ''francês'' em plena São Paulo é o choque que tomamos quando voltamos para a ''agitação'' da metrópole: a movimentada Rua Augusta está a poucos passos, e lá somos invadidos novamente por todas aquelas buzinas do cotidiano, e por uma multidão que caminha apressadamente rumo à Paulista...Alcnol. PS: Fotos do ''Le Vin''- em cima, internamente, e das mesas sobre a calçada...