domingo, 23 de março de 2008

Big Brother

Não, me recuso a discutir o ''programa'' de igual nome que passa na Globo...Sequer para criticar, coisa difícil para quem nunca o assistiu ou teve curiosidade para ''dar uma espiadinha''...Estou me referindo ao Grande Irmão do romance ''1984'', de George Orwell. Um autor norte-americano que li recentemente, em inglês, que é crítico da Internet, afirmou que, segundo pesquisadores, o Google está a apenas 5 anos de desenvolver um gigantesco mecanismo UNIVERSAL de buscas, com todos os tipos de informação sobre as nossas humildes pessoas...Isto é possível porque, já atualmente, os sites que frequentamos sub-repticiamente inserem um mecanismo em nossos computadores para buscar informações sobre os nossos gostos. Estes mecanismos chamam-se ''cookies'', ou biscoitos numa tradução literal...Quantos de nós costumamos apagar estes cookies? Determinados sites, como Yahoo e Google, inclusive alertam para o fato de que, sem os tais dos cookies, é impossível acessar as nossas páginas prediletas! Uma coisa incrível é o fato de que, ao mudarmos de cidade, em pouco tempo já somos bombardeados por uma tempestade de telefonemas comerciais bem como propagandas impressas. Quem fornece os nossos dados? Suspeito que seja a TV a Cabo que assinamos...Na Internet, o objetivo é usar as informações sobre os nossos gostos para fazer propaganda. Imagine a cena ''maravilhosa'' : você está passando por determinado lugar, e o seu celular o alertará sobre a proximidade de determinada loja ou restaurante...É de estremecer...O Big Brother pretendido pelos socialistas, e criticado por Orwell, é fichinha perto deste Grande Irmão pretendido pelos capitalistas. Quem viver verá ( ou melhor, será visto- ao vivo e a cores! ). PS: Os nossos dados de saúde serão igualmente públicos. No Brasil, até mesmo o CPF dos contribuintes já foi descoberto pela pirataria e vendido, em CD's, por camelôs em banquinhas dos centros das grandes cidades...

Lei da Atração

É incrível como, conversando com pessoas que manifestam preferência a respeito de uma cor, um objeto, ou uma cidade- como eu com Curitiba- tendem a ver repetidas vezes o objeto de sua predileção por todos os lugares onde andam. Conheço alguém que possuía um carro amarelo, e contava deparar com inúmeros carros da mesma cor pela cidade- por mais rara que seja esta cor em veículos...Isto vale para tudo, e exemplifica o quão forte é a idéia da ''Lei da Atração'': nós só vemos o que nos atrai (ou nos repele fortemente...sei que esta segunda hipótese é de provocar calafrios...mas é verdadeira- queiramos ou não...). Esta é a Lei que rege este mundo. Infelizmente, boa parte do tempo nós passamos às cegas- e ainda proclamamos ''querer'' determinadas coisas , pessoas, situações que afastamos por meio de nossos pensamentos. Êta povinho complicado que nós somos, sô!

Sobre o Vinho

Aos que são chegados a uma garrafa de vinho, uma explicação. O vinho que abordaremos aqui é o vinho como cor...futebolisticamente falando...Mas não dá para deixar de constatar que o vinho, cor, é a tonalidade predileta dos restaurantes franceses e seus toldos ( aqui, de São Paulo, podemos citar ''Le Vin'' e ''La Brasserie Erick Jacquin , assim como a loja DE VINHOS ''Le Grand Cru'', dos Jardins, cuja fachada é inteiramente desta cor...). Aliás, um livro sobre cores que li há algum tempo, informa que o vinho é a cor predileta de apenas 2% da população...Definitivamente não é uma cor de predileção das massas...Por isto a vemos tão pouco. Nos carros, poderia citar no momento apenas um Toyota Corolla que vi meses atrás...No futebol, expressão das massas, a cor vinho- a atual deste blog também, vocês já devem ter notado!- é igualmente rara. Vendo um jogo da Libertadores do ano passado, constatei que um pequeno time argentino- o Lanús, detentor das preferências de apenas 0,3% dos torcedores argentinos, cerca de 35 mil torcedores- tem uma camisa da cor grená. E as arquibancadas de seu estádio também são pintadas da mesma cor. Lanús é o time de uma pequena cidadezinha da pequena Buenos Aires, para quem não sabe. Independentemente da cor, não teria mesmo muita torcida por lá...Aqui em São Paulo, temos a belíssima camisa do ''moleque travesso'', o segundo time de minha predileção após o tricolor paulista: o Juventus, do bairro da Mooca. Ainda hei de adquirir a camisa grená deste nobre clube, detentor de um estádio para meros 3 mil torcedores. Ameaçado de rebaixamento no Paulistão, o Juventus tem feito bonito na Copa do Brasil e já está na segunda fase. Derrotou, aqui, o Náutico(PE)por 2 a 0...Arrancou um empate com o Corínthians, por 2 X 2 , em pleno Morumbi...No Rio de Janeiro, o vinho/grená é uma das 3 cores de um dos maiores clubes: o Fluminense. Na atual Copa Libertadores, o Fluminense tem utilizado o vinho por completo em sua segunda camiseta- com umas listras brancas também. A opção pelo vinho, e não pelo popular vermelho de seu grande adversário- o Flamengo- talvez explique porque o Flu nunca teve uma grande torcida...Enfim, estas são as minhas referências futebolísticas sobre o vinho. Na Europa, suspeito que a camisa do Arsenal, da Inglaterra, se assemelha a esta cor, mas não tenho certeza. Mas não importa. Populares ou não, com muitos títulos ou não, a certeza que fica é que as equipes que optaram pelo grená, e são objeto desta breve crônica, são todas muito nobres com seus garbosos uniformes, que indubitavelmente podem todos constar da galerias dos mais belos uniformes do futebol mundial. Aos que ficarem sedentos por tantas referências ao vinho, saúde! Eu, nesta vida, sou abstêmio...